segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gastro's Raphinha's #2

Devido ao meu último post, todo mundo com quem conversei disse que as receitas são muito difíceis e por isso resolvi fazer esse post onde irei ensinar a fazer nada mais que um delicioso e matador de fome: o ovo frito !

Isso mesmo um ovo frito. Pode parecer rídiculo e tudo mais mas eu duvido quem consiga fazer um ovo frito perfeitinho.


Bom, primeiro os ingredientes:

3ml de oléo
1 ovo
Sal
Pimenta-do-reino
(Dãããã)

Modo de Preparo:

Em uma panela untada com o oléo e levemente quente, adicione o ovo temperado e frite-o até coagular a clara. Retire do fogo e está pronto para servir.

Agora uma fotinho de como o ovo deve ficar



Ele não pode ficar com as bordinhas queimadas, a gema coagulada, aparecendo os pontinhos pretos da pimenta-do-reino ou com a gema quebrada.

Agora vai lá você e pensa ''nossa mas isso é muito fácil'' e quando tentar fazer seu ovinho ai, a gema quebra, queima a bordinha(o erro mais comun) ou coagula a gema. E é ai que entram algumas dicas que podem facilitar seu ovo perfeito.

Bom, para não coagular a gema é meio dificil. O ovo é separado em gema e clara. A clara precisa de 60ºC para coagular e a gema de uns 68ºC, logo sua panela não pode estar muito quente. ''Mais Raphinha e a Salmonela?'' Samonela aguenta até 45ºC mas se elevar até 55ºC elimina o risco da doença, então só se comer ovo cru.

Para evitar a bordinha queimada. Enquanto você faz o ovo, faça apenas o ovo. Não invente de fazer outras coisas ao mesmo tempo se não seu ovo vai ficar chateado e queimará suas bordinhas. O tempo de cocção do ovo é muito curto, por isso é necessário atenção total na hora de fritar seu ovinho.

Ovo cheio de pontinhos pretos por causa da pimenta-do-reino. Se você utiliza pimenta-do-reino, coloque apenas na gema e em quantidade suficiente, assim não ficará nenhum pontinho preto na clara do seu ovo.

Gema centralizada. O formato do ovo seria o mais próximo do redondo com sua gema no meio e para fazer isso separe a gema da clara ai quando colocar a clara em sua panela, coloque a gema com cuidado no centro da clara.

A gema quebrou. Isso é bem comum. Neste caso é cuidado mesmo e ter uma panela bem untada para o ovo não colar na panela (anti-aderentes são bem vindas, mas sempre untadas). Alguns lugares fazem a gema coagular levemente em baixo para sustentar a gema e ela não quebrar, boa técnica porém, teoricamente, errado.

Quantidade de oléo. Um erro que não é muito comum, mas já vi acontecer. O oléo é apenas para untar a panela, não para mergulhar o ovo. Pouco oléo.

Bom, essas são as dicas e boa sorte em fazer seu ovo perfeito.

Postem as fotos de seus ovos, idependente de ficar perfeito ou não, só para fazer a brincadeira. Postarei uma foto do meu ovo (frito) assim que fizer um.

Até mais ! ;)

3 comentários:

Carla Cecilia disse...

Pout'z...descobri que nem um ovo frito eu sei fazer....!!!

Mas gostei da explicação...nunca nem imaginei tudo isso!

Parabéns!

Adrienne disse...

Rafa ficou bem legal o blog!
Parabéns,continue assim que vc vai longe! =)

Anônimo disse...

Nossa, nunca pensei que fritar ovos fosse tão dificil.

Postar um comentário