segunda-feira, 9 de maio de 2011

Análise Jogo #1 - Dragon Quest IX



Bom dia! Hoje começaremos o dia analisando um dos maiores jogos de DS do ano passado!

Pra quem nunca jogou Dragon Quest, vai uma prévia. DQ é um jogo do gênero de RPG, com sistema de batalha por turno. A cada novo DQ, sempre há uma inovação no jogo em sí. DQ IX não foi diferente, além de trazer um mundo 3D para o portatil da Nintendo, entre outras novidades que serão listadas abaixo

Ao começar o jogo, o jogador tem a possibilidade de customizar um personagem, alterando o sexo, olhos, cabelo e a forma da cabeça (em modelos definidos pelo jogo), podendo criar variações de faces para o personagem. Após essa customização, conta-se a história:

O seu personagem é aprendiz de Aquila, dois Celestians, moram em The Observatory, e tem a obrigação de proteger o mundo dos monstros. O herói do jogo (vou ficar chamando ele de herói, pois quem escolhe o nome dele é o jogador) cuida da cidade de Angel Falls. Vale a pena lembrar que nessa forma, nenhum humano é capaz de vê-los. Após completar a missão dele, eles retornam ao Observatory e vão para a Yygdrasil, a árvore da vida. Lá, eles depositam suas ações nela, para que seja acumulada e de frutos. Porém, algo inesperado acontece, a árvore da os frutos, porém, com uma "explosão", acaba derrubando o herói para Angel Falls, sendo visto como um humano normal, e assim começa a sua história, em busca do retorno ao seu reino.


Dragon Quest, como dito antes, envolve elementos de RPG, com status constituídos para cada atributo (Força, Agilidade, entre outros), sendo aumentado randomicamente conforme passa de nível, e conta com quatro pontos que achei diferenciais comparados com os outros DQ da série principal. São eles:

1) Monstros em Campo - Diferente dos outros DQ, esse é possível visualizar os monstros enquanto percorre o mapa. Diferente daquelas batalhas que aparecem do nada, nessa, é possível você evitar essas lutas quando quiser, apenas não encostar nos monstros no campo


2) Customização com Equipamentos - Dessa vez, o equipamento que você usa, aparece no seu personagem durante o jogo todo, então é possível criar vários tipos de visuais, ainda mais com os inúmeros tipos de equipamentos que DQ disponibiliza



3) Personagens não fixos - Dessa vez, é você que escolhe quem faz parte da sua equipe. Após chegar a Stornway e passar a parte do Dark Knight, no Inn, é possível você customizar outros personagens e escolher as classes deles. Ou seja, crie sua equipe à sua maneira, ou jogue sozinho.


4) Mudança de Classe - A partir de um ponto, é possível trocar de classe. Inicialmente, as classes variam de Mage, Priest, Thief, e mais algumas básicas. Cada classe tem suas skills (podendo coincidir com outra classe). Porém, se alguma skill chega ao nivel 100, ela passa a valer para qualquer outra classe, então já fica a dica, treine todas as classes para ter um personagem forte!



Agora vale lembrar uma coisa, O que são skills? Cada classe possui 4 skills diferentes, sendo 3 voltadas para armas e 1 para status, ou seja, um Gladiador pode ter skills de machado, lança e espada, e tem a skill de status de Will Power (é só um exemplo, não são as skills do jogo). Cada skill que vai ganhando pontos, vai dando habilidades novas ao jogador. O limite é 100, e alcançando ela, vira comum para todas as outras classes.

Multiplayer Wireless


Claro que DQ IX não podia faltar um Multiplayer. Acontece da seguinte forma, de novo, depois de Stornway, você tem a possibilidade de abrir o seu mundo, para que outro jogador entre, e possa jogar e acompanhar o decorrer da sua história com você. Com isso acontecendo, você terá que abrir a mão de um personagem criado para que haja espaço para a equipe para seu colega (nesse caso, estou falando se um jogador entra no seu mundo, e o limite pelo grupo são 4 personagens). Agora, caso você vai para o mundo do seu amigo, o único personagem que vai para o mundo é o herói. As batalhas ocorrem normais, quando os dois estão próximos, os dois são levados para a batalha, quando há uma distancia razoável, apenas quem esteve de encontro batalhará, o outro poderá entrar no meio da batalha, se desejar. O chato disso tudo é a não possibilidade de trocar itens e equipamentos. Outro ponto fraco nisso é a impossibilidade de um multiplayer via Wi-fi, infelizmente, ficou de fora.



RESUMÃO


Em geral, o jogo é muito bom, com ótimos gráficos, cutscenes um melhor que o outro, é um jogo que fará perder horas e horas na frente da telinha.

Nota final: 9,5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário