terça-feira, 26 de abril de 2011

História de Bandas #1 - Tears for Fears

 Hoje, iremos contar a trajetória de uma das bandas que se destacaram muito, principalmente nos anos 80!


A banda formada no começo da década de 80, criada por Roland Orzabal e Curt Smith, Inglaterra. Contaremos agora algo antes mesmo da formação da banda.



Roland e Curt eram amigos de infância, com o fim de uma banda em que ambos participavam, a dupla formou a banda Tears for Fears. No início, era uma banda vista no gênero New Wave, ainda mais quando Roland, o principal compositor da banda, se baseava em suas musicas na teoria do Grito Primal, criado pelo psicanalista Arthur Janov, com isso, veio também o nome Tears for Fears.

Com o tempo, a banda também foi mudando sua cara, adquirindo uma nova face, o gênero rock e pop, fazendo ter um reconhecimento internacional.

Com isso, lançaram vários CDs, como The Hurting ( Mad World e Change), Songs from the Big Chair (  Shout, Everybody Wants to Rule the World, Mother's Talk, entre outros), The Seeds of Love ( Sowing the Seeds of Love, Woman in Chains ).

Após o CD The Seeds of Love, Roland e Curt acabaram se separando. Os motivos foram que Curt queria diminuir o ritmo de seu trabalho na banda enquanto Roland fazia as produções complexas, porém frustradas. Roland, para manter o nome da banda de pé, ele faz o lançamento do single Laid So Down (Tears Roll Down). Com isso, lança um CD para promover os maiores sucessos da banda, o Tears Roll Down (Greatest Hits 82-92).

Enquanto isso, Curt seguia em sua carreira solo, lançando o CD Soul on Board, que não teve uma boa repercursão.

Roland continuou usando o nome Tears for Fears, e lançou mais dois CDs, Elemental e Raoul and The Kings of Spain, porém o sucesso delas não foi como esperado, tendo uma audiência muito baixa. Com isso, houve o projeto de remasterização das antigas músicas da banda, criando alguns sons novos para esses sucessos.

Em 2000, Curt e Roland decidem trabalhar em um novo album juntos, Everybody Loves A Happy Ending, que demorou menos de seis meses para ser gravado, porém, com a troca de gerencia (de Arista Records para New Door Records), houve um atraso de mais de um semestre, sendo lançado apenas em setembro de 2004. O CD teve um sucesso, levando Tears for Fears para o Top 40 do Reino Unido com o sinlge Closest Thing to Heaven.

Nos últimos anos, a banda vem fazendo turnês e regravando seus CDs antigos. Em 2009 foi a vez do CD Raoul and The Kings of Spain, com um CD Bonus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário