sexta-feira, 29 de abril de 2011

Gastro's Raphinha's #1

Nesse post vou falar geralmente de alguma receita que eu ache bacana ou gostoso e também falar um pouco sobre a receita em si. Vou falar também de alguns cardápios, técnicas ou termologias utilizadas no mundo da gastronomia.
No meu primeiro post vou fazer um especial dia das mãe !


Vou postar um cardápio que inventei para um evento que nunca aconteceu, logo, um cardápio novo.


Se você não sabe o que dar pra sua mãe, agora já sabe !! Dê esse cardápio e peça para ela fazer no dia das mães ! Tanaaaam !!
Sua mãe ficará satisfeita que você lembrou dela e sua barriga também :D

Segue o cardápio:
________________________
Cardápio especial #DiaDasMães
Entrada
Queijo Brie empanado e salada de folhas verdes com molho de mostarda

Prato Principal
Carré de Cordeiro com ervas acompanhado com Risoto alla Milanese

Sobremesa
Poire Belle Hélène
________________________

O cardápio montado têm influências francesas apresentadas no queijo brie empanado, no carré e na sobremesa; italiana no risoto; e minha no molho. E lembrando que todos os igredientes são achados em mercados comuns.

O empanamento de queijos é muito comum na França, terra dos 978567354 queijos, o queijo de cabra também é otimo para se empanar. Já o carré sempre foi tradicional da França e fica mais delicioso se mal passado, assim como os franceses comem, beeeeeeem rosadinho no interior, quase cru. Isso é possivel com uma panela bem quente para conseguir uma reação de Maillard (desnaturação da proteína que ocorre durante a cocção da protéina; reação que provoca cor/aroma/sabor de uma carne grelhada/salteada) perfeita sem comprometer o ponto da carne. E a grande sobremesa que tem um nome bem bonito e exótico, porém é muito fácil de se fazer e bem simples, assim como a maioria das receitas francesas.


O risoto italiano leva açafrão, condimento caro que vai dar muita cor e sabor para esse risoto e sua origem é simples né? pensou em risoto, pensou em Italia. E isso não é atoa, a região de Piemonte, norte da Italia, produz cerca de 95% do arroz produzido na Italia.
E o molinho de mostarda que inveitei quando estava no colégio ainda misturando tudo que tinha para fazer um molho bom. E agora, com mais conhecimento, realizei mudanças na receita original melhorando os ingredientes utilizados.


Agora chega de embromation.


As receitas são todas para 4 porções:


QB - quanto basta
________________________
Queijo Brie empanado e salada de folhas verdes com molho de mostarda




200g de queijo brie em triângulos30g de farinha de rosca

60g de farinha de trigo
35g de farinha de amêndoas
1 ovo
500ml de oleo
QB Alface
QB Radicchio
molho:
15g de mostarda dijon20ml de azeite
20ml de limão
Sal
Pimenta-do-reino
opcional: raspas de limão siciliano


Modo de preparo:
Realize o empanamento completo em todos os pedaços do queijo da seguinte maneira: farinha de trigo, depois eggwash(ovo cru mexido) e por ultimo a farinha de rosca com a farinha de amendoa. Esquente bem o oléo e coloque o queijo de modo que fique submerso no oléo.
Retire quando estiver bem dourado.
Para o molho, misture a mostarda, azeite, limão, sal, pimenta e as raspas de limão e mantenha-o frio/temperatura ambiente.
Montagem: Rasgue as folhas e disponha em uma parte do prato e coloque o molho por cima, o queijo fica do outro lado do prato sem manter contato com as folhas para evitar a oxidação das folhas.
_
Carré de Cordeiro com ervas







ervas:
2 ramo Alecrim picado
2 ramo Tomilho
QB Sálvia picada
QB hortelã
60ml Azeite


600g de Carré de cordeiro limpo
4 dentes de alho picado
100ml de vinho branco
QB Sal
QB Pimenta-do-reino


Modo de Preparo
Misture todas as ervas com o azeite e reserve.
Cozinhe o alho em água fervente ou embrulhado em papel alumino no forno. Depois de cozido passe numa peneira para transformar o alho em purê. Reserve.
Em uma panela quente, sele os carrés, depois de selados, faça uma camada de ervas apenas de um lado do carré e leve para um forno pré-aquecido a 180ºC com o lado das ervas virado para cima, por 5 minutos, até criar uma crosta de ervas no carré.
Na mesma panela em que selou os carrés, adicione o vinho branco com o purê de alho, raspe as crostinhas que ficaram na panela e deixe reduzir no fogo brando até engrossar levemente.
Montagem: Molho de alho por baixo e os carrés por cima, valorizando a crosta de ervas.


Risotto alla Milanese



100g de Manteiga sem sal
150g de cebola bem picada
400g de Arroz arbóreo
50ml de vinho tinto
3g de pistilho de açafrão
120g de parmesão ralado
QB sal
QB caldo de carne/legumes
opicional: 45g de tutano de boi picado


Modo de preparo:
Refogue a cebola em um pouco de manteiga(se usar o tutano, refogue junto) até a cebola murhcar bem.
Acrescente o arroz e refogue mais um pouco.
Dê um choque térmico com o vinho tinto e deixe ferver até que o vinho seja absorvido pelo arroz. Acrescente o caldo até cobrir todo o arroz junto com o pistilho de açafrão até dar o ponto de al dente no arroz.
Desligue o fogo, tampe a panela por volta de 40 segundos depois acrescente a manteiga sem sal gelada e o queijo parmesão misturando energicamente até dar o ponto de risotto.
Ajuste os temperos e sirva junto ao carré de cordeiro como acompanhamento.
_
Poire Belle Hélène







4 peras willians
600g de açucar
3L de água
QB canela em pau, cravo, anis
30g de mantei sem sal
100g de chocolate amargo
100ml de xarope(ensinarei como se faz)
QB Chantily


Modo de preparo:
Para fazer o xarope, misture a água com açucar e a canela, cravo e anis para dar cheiro, SEM MEXER, até disolver todo o açucar, retire 100ml para o molho de chocolate. Reserve.
Derreta o chocolate em banho-maria, junte a manteiga e o xarope e mexa bem para obter um molho liso, reserve aquecido.
Descasque as peras e tire suas sementes com um boleador e as cozinhe no xarope restante em fogo brando, até amaciar a pera.
Montagem: Em uma taça, se possível, coloque a pera coberta pelo chocolate e o chantily por cima.
Chantily pode ser feito a partir de creme de leite FRESCO com açucar, se você bater o creme de leite, dará o ponto de chantily e depois é so acrescentar o açucar para ficar doce. Cuidado para nao bater o creme de leite fresco de mais para não virar manteiga.
___________________________________________________________


É isso por hoje e
#FELIZDIADASMÃES !!!

o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário