quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tenemos que Voltarmos #2 - Os Smurfs



Olá gente, pra manter o costume, acabamos não postando praticamente um mês a Nostalgia pra galera, mas agora trazemos pra vocês essa coluna que tem assunto pra falar. Hoje estamos começando nosso primeiro post em parceria ao novo membro da equipe TQI, nada mais, nada menos que Maxwel “Madmax77” Marinho, excelente na criação de textos curiosos como foi o ultimo guest’s post. Sem mais delongas, hoje falaremos do fantástico desenho dos anos 80-90, os Smurfs. Pra quem é mais jovem, dificilmente reconhecerá eles, mas com o novo filme, é mais provável conhecerem, então vamos lá.

Você será Smurfado nesse post!!!

Os Smurfs (Les Schtroumpfs no original em francês) ou "strunfs" no início de sua publicação no Brasil, e lá na terra dos Portugueizes conhecidos também como Os Estrumpfes, são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958 na história de Johan et Pirlouit (A Flauta de 6 estrumpfes) e são pequenas criaturas azuis que vivem em casinhas em forma de cogumelos numa aldeia escondida no meio da floresta.

No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série animada produzida por Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo na década de 80, apesar de terem aparecido antes em histórias publicadas em HQ’s.

Os Smurfs como personagens

São governados pelo sábio Papai Smurf (Grande Estrumpfe no original) que é facilmente identificável, pois possui barba branca, e sua calça e gorro são da cor vermelha, diferente dos outros smurfs que possuem calça e gorros de cor branca.

As únicas personagens femininas são a loira Smurfete (Estrumpfina no original) e a menina Sassete. Outros personagens marcantes são Gênio, o smurf de óculos, um tipo sabe-tudo e muito irritante e o smurf Ranzinza tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente comico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.

Gargamel

Nos arredores da aldeia dos smurfs,vive o feiticeiro e alquimista gargamel e seu gato cruel. O feiticeiro persegue os smurfs. Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs andando por sua casa e floresta dezenas de vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond (que também dublava o Scooby).

Lista de Smurfs conhecidos

A aparência geral dos Smurfs (exceto quando indicado) é o gorro e calças brancas.




  • Papai Smurf: O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular gorro branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.
  • Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfette resolveu ficar para sempre com os Smurfs.
  • Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.
  • Gênio (Brainy Smurf): Smurf estudioso e inventor , aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros, por vezes irritando-os a ponto de lhe darem marretadas. É o único que usa óculos.
  • Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.

  • Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".
  • Preguiça: é o que vive dormindo.
  • Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres, mas no filme é o herói.
  • Fominha: o glutão.
  • Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.
  • Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos. obs: a única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (quem, aliás, todos os Smurfs admiram) mas não mais do que a si mesmo.
  • Habilidoso: conserta tudo. Usa lápis na orelha.
  • Assustado: o medroso!
  • Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.
  • Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.
  • Poeta: o que declama poesias.
  • Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.
  • Fazendeiro: cultiva plantações.
  • Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.
  • Repórter: Apareceu somente em uma história em quadrinhos. Usa um chapéu marrom e gravata.


Moedas dos Smurfs


A Bélgica, país de origem de Peyo, criador dos Smurfs, recentemente cunhou uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.

Em outros desenhos


  •    No desenho Yin Yang Yo!, os Smurfs aparecem como criaturinhas pequenas, chamadas de Smorks, são iguais aos Smurfs nas aparências, os Smorks também disseram que moravam numa casa de cogumelo, igual a dos Smurfs. Porem os Smorks não são bons, eles queriam substituir a população por Smorks, mas graças aos dois protagonistas, Yin e Yang, os Smorks se multiplicaram na casa do inimigo deles, Carl.
  •    Na primeira versão do cartoon de As Tartarugas Ninja, eles são citados como o desenho animado favorito dos vilões Bebop e Rocksteady.



Suposta analogia ao Comunismo

Papai Smurf e Papai Stalin


O desenho chamou atenção de alguns comentaristas politicos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca brancas), exceto o seu líder, que veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro. Chegou-se[quem?] mesmo a afirmar que o nome original "Schtroumpf" foi alterado para "Smurf" para coincidir com as iniciais da expressão "Socialist Men Under Red Father" [carece de fontes], literalmente: "Homens Socialistas Sob(o comando do) Pai Vermelho", sendo que o "Pai vermelho" seria o líder Papai Smurf, o único a se vestir de vermelho, cor-símbolo do movimento Comunista.

Acerca destas acusações, Thierry Culliford, filho de Peyo e atual dirigente do Studio Peyo, disse que as acusações estavam "entre o grotesco e a falta de seriedade".

4 comentários:

Maxwel Marinho disse...

Muito bom, estava agora a pouco assistindo uns episódios dos Smurfs e bateu uma saudade, o episódio em que a Smurfette é criada então é bastante emocionante. Ainda falta ver o filme, mas pelo que já li, a sequência está garantida!!!

Unknown disse...

Smurfholics!

Deyse Nara disse...

Putz, muito bueno o texto, \ri dos nomes originais (Estrumpfina, fala sério!!)
Só me lembro da dupla que fez cosplay de Smurfs no evento daqui, que o pessoal ficava gritando: "blue man group!", povo sem infância...

Carla Cecilia disse...

Poxaaa!!!!


Muito bom mesmo!!!

Postar um comentário