sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Guest's Post #6 - Musicas Gamísticas - Deyse Nara

Olá meus leitores limdos! Hoje, trago pra vocês mais um Guest's Post, dessa vez, de alguém que já apareceu aqui, postando sobre Caverna do Dragão com a ajuda do nosso poster Vargolino, Deyse Nara. Pra quem não sabe, é uma futura biologa, apaixonada por animais e geek nas horas vagas, e ela vai nos falar sobre as trilhas sonoras nos jogos, então, vamos lá:



_____________________________________________________________

  Todo gamer que se preze já se emocionou com algum jogo em algum momento da sua trajetória de vício de vida. Sempre tem aquele personagem ou história que guardamos no coração na memória, mas particularmente, acho que as músicas de um jogo é o fator que mais contribui para dar aquela emoção a mais na jogatina. Desde a geração de 8-bits, temos melodias inconfundíveis, como no Super Mario do NES, que ficou grudada até hoje na parte do cérebro gamer responsável pela nostalgia. Depois, as empresas lançaram os consoles 16-bits e os jogos com músicas incríveis, o que me faz considerar os compositores da época verdadeiros artistas, por conseguir tais façanhas com tecnologia limitada! Quem não se lembra das trilhas empolgantes de Sonic e Megaman? Quem toca guitarra e nunca tentou pegar o solo de Top Gear, que atire a primeira palheta!

  De uns anos pra cá, os consoles e jogos evoluíram em todos os aspectos. Claro que a música não poderia ficar de fora, e pode-se hoje contemplar verdadeiras obras de arte, com arranjos tão complexos quanto as histórias dos melhores RPG's. Nesse cenário, destacam-se os compositores japoneses Nobuo Uematso (Final Fantasy), Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger/Cross), Koji Kondo (Legenda of Zelda, Super Mario), entre outros.


Sessão de autógrafos com compositores, entre eles Uematsu e Mitsuda


  Existem orquestras que fazem apresentações exclusivamente dedicadas à música de games e nos encantam com verdadeiros espetáculos, comparáveis às obras de grandes compositores clássicos. Entre 1991-1996, ocorreram vários concertos no Japão voltados somente para esse tema – The Orchestral Game Music Concerts – que contou com a participação de importantes orquestras e vários artistas do mundo da game music.

Álbum #1 do Orchestral Game Music Concerts - Japão

  Baseando-se nessa proposta, desde 2003 um evento semelhante ocorre anualmente na Alemanha, o Symphonic Game Music Concerts, em que cada ano o tema é direcionada a diferentes artistas, franquias ou empresas de jogos. Assim, orquestras e músicos renomados deram vida a concertos inesquecíveis como o Symphonic Legends, em 2010 (em homenagem às músicas da Nintendo) e o Symphonic Odysseys (um tributo ao compositor Nobuo Uematsu), em Julho deste ano.

Symphonic Legends - Alemanha, 2010

  Em meados de 2012, Symphonic Game Music Concerts presenteia os fãs da Square-Enix com um grande espetáculo no Japão: O Symphonic Fantasies, que pela primeira vez será apresentado fora da Alemanha e contará com a presença da filarmônica de Tóquio, entre outros grandes artistas desse segmento. O evento será reapresentado também em terras alemãs durante esse mesmo ano.

  No ano de 2005, Tommy Tallarico e Jack Wal, dois experientes compositores de música de jogos, organizaram o primeiro concerto da série Video Games Live, que hoje em dia já percorreu diversos países, inclusive o nosso, reunindo os artistas e orquestras locais para representar as melhores trilhas de videogames. Nas apresentações é possível ouvir trilhas de games dos mais diversos gêneros, desde Tetris a Final Fantasy.

Apresentação da Video Games Live no Brasil, 2010

  No Brasil, os games estão se tornando mais acessíveis e nosso país está ganhando espaço, sendo visado pelas grandes empresas que já veem um bom mercado por aqui, através de investimentos para a fabricação de jogos e consoles em nosso território. No quesito música de games, estamos tendo um pequeno avanço, por meio do Game Music Brasil, um festival para descobrir novos talentos na composição de trilhas para jogos, que acontece no próximo mês.

  Por fim, me despeço por aqui com um vídeo de um evento dedicado à música de games, o Video Games LIVE, que aconteceu nos EUA em 2009. O vídeo mostra uma homenagem às obras do Yasunori Mitsuda nos RPG's Chrono Trigger/Cross. Apreciem, se emocionem e relembrem sem moderação (:

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima matéria Deyse.

O Yasunori Mitsuda é o meu compositor favorito! ainda não foi criada uma trilha tão foda como a de Chrono Trigger (e duvido que algum dia isso aconteça).

Eu também gosto da Yoko Shinomura (Kingdom Hearts) e do Masato Nakamura (Sonic).

Postar um comentário