sexta-feira, 10 de junho de 2011

E3 2011 - Resumo do que rolou



Olá gente, como todos nerds sabem, rolou do dia 6 ao dia 9 de Junho o maior evento de games no mundo, a Eletronic Entertainment Expo, ou como a maioria conhece, a E3. O evento contou com novidades das maiores empresas na área de games, como Microsoft, Sony, Nintendo, EA, Ubisoft, Konami. Essas conferências ocorrem nos dias 6 e 7, e os dias restantes são para demonstração e demos dos jogos apresentados para a imprensa.

Aqui, eu deixo com vocês o resumo de cada apresentação dessas empresas, apresentando o que teve de melhor e pior (na minha opinião), então, vamos começar na ordem em que foi apresentada:

_____________________________________________________________________________



Apesar da empresa japonesa, Konami, fazer a apresentação e revelações pré-E3, merecia ser citada aqui. Apesar de apresentar uma grande quantidade de jogos, os fãs da nintendo não gostaram muito (já que grande parte desses jogos são pra Xbox 360 e PS3). O que mais se destacou nessa apresentação, foi um vídeo com o ar de mistério, levando a crer que vai sair um novo Contra, sem definição de console, data, entre outras informações. Após isso, apresentou o jogo que todos já manjavam para o portátil Nintendo 3DS, Metal Gear Sólid Snake Eater 3D, e em seguida, apresentaram uma nova versão de Frogger 3D. Sim, aquele Frogger que se jogava em mil novecentos e bolinha. A intenção desse Remake era a comemoração de 30 anos da franquia. Para quem acompanhou o evento, sabe que foi triste, quem quiser ver o vídeo, eis a decepção abaixo:


Para os outros consoles, 360 e PS3, apareceu dois jogos que considerei muito bons comparado ao restante dos jogos apresentados pela Konami, a continuação de uma série de terror, Sillent Hill: Downpour, e um novo jogo, NeverDead, um jogo shooter sobre um caçador de demônios. Outro jogo anunciado também, foram Pro Evolution Soccer 2012.

Falando em Konami, falamos de Hideo Kojima, o criador da série Metal Gear Solid. Foi anunciado por eles as versões HD de Zone of the Enders HD Collection e Metal Gear Solid HD Collection. Além disso, foi mostrada a comunicação do PSP, PS3, NGP e até mesmo o PS2, para passar saves e alguns dados de outros jogos. Com isso de importante, encerramos a parte da Konami na E3 (lógico, continuou com o stand onde ocorre as demos e apresentações dos jogos listados acima).
_____________________________________________________________________________



A poderosa Microsoft foi a primeira empresa a fazer a conferencia na E3, apresentando muitas novidades .... para o Kinect. Como foi só Kinect, vou comentar apenas alguns jogos pra isso, e os dois que não foram pra kinect xD

Star Wars Kinect

O kinect está recebendo, pelo que foi divulgado na E3, pelo menos, uns 5-6 jogos, sendo esses os principais:  Star Wars Kinect, Sesame Street: Once Upon a Monster, Hulk Hogan's Main Event e Michael Phelps: Push the Limit.

O que salvou bem pouco a conferencia da Microsoft foram as Third Parties, apresentando jogos como Gears of Wars 3, Bioshock: Infinite, The Elders Scroll V: Skymir, Dead Island, Tomb Rider, Battlefield 3, Mass Effect 3, Hitman: Absolution, entre outros. Um dos jogos, também, que foram apresentados, que estava na lista de especulação, foi o novo Halo 4. Pra quem é fã, foi um bom anuncio esse jogo, particularmente, não gosto da série. Em resumo, uma conferencia fraca e triste para aqueles que possuem um Xcaixa como eu.


_____________________________________________________________________________




Após a decepção que foi a Microsoft, entrou a Eletronic Arts (EA), mostrando algumas novidades para o mundo dos jogos, principalmente focados aos consoles Xbox 360 e o Playstation 3. Como já imaginado, a EA é famosa por seus jogos de esportes, então, obviamente que teria algo relacionado a isso. Então, vamos conferir alguns desses jogos.

Claro que o principal jogo voltado para esportes foi o famoso Fifa 12, mostrando um novo trailer desse fantástico jogo de futebol, sendo lançado pra PS3, Xbox 360, 3DS, PC e NGP. Para quem é fã, vai gostar muito do que verá abaixo:



Além do futebol clássico (pelo menos, aqui no brasil), temos dois jogos de futebol americano, e como sempre, muito aguardado para esse público. São eles Madden NFL 12 e NCAA Football 2012, serão lançados para Xbox 360, PS3 e PC.

O jogo SSX trás o snowboarding para as telas do vídeo-game. E para finalizar essa linha de esportes, foi divulgado também o Need for Speed: The Run, não muito divulgado, porém mostra semelhanças ao ultimo jogo da série, o NFS Underground. Lançamento desses dois também para a Microsoft e Sony.

Agora falemos de uma franquia que foi apresentada de fps. Battlefield 3, o novo jogo da série para bater contra o maior concorrente, os jogos Call of Duty, foi apresentado com belos gráficos para os consoles atuais. Outro jogo foi o Mass Effect 3, último jogo da série de RPG de ficção científica. Também foi apresentado, para a alegria dos fãs de George Lucas, o jogo Star Wars: The Old Republic,  para PC, sendo uma grande aposta contra o jogo da Blizzard, o World of Warcraft.

Esses foram os principais anúncios feito pela EA. Agora é hora de seguir em frente com outra third-party

_____________________________________________________________________________


A Ulbisoft, nesses últimos anos, tem sido a melhor third-party (em minha opinião), lançando inúmeros jogos que vem crescendo com o tempo. Apresentamos, agora, o que essa grande empresa tem para mostrar nos decorrer dos dias, meses, para nós, gamers.

Uma das grandes franquias que foi apresentada pela empresa, foi o mais esperado Assassin's Creed Revelations. Antes, apenas com imagens e um trailer, agora apresentado um gameplay desse jogo, mostrando os gráficos e as possibilidades que o jogo oferece, mostrando a evolução que ocorreu comparados aos jogos anteriores da série. Fique com o gameplay abaixo:



Outros jogos revelados foram muitas franquias famosas, apresentando jogos que muitos jogadores lembram da nostalgia que era jogá-los antigamente. Como é o caso do Rayman Origins, mostrando um gameplay de multiplayer e belos gráficos para o jogo, mostrando ser bem divertido com o retorno de Rayman para os consoles.

Além disso, também foram divulgados jogos como Call of Juarez: The Cartel, Driver: San Francisco, Tom Clancy's  Ghost Recon Future Soldier. Com isso, finalizamos as franquias para os consoles Xbox 360 e PS3, porém, ainda não acabamos de mostrar tudo.

A empresa mostrou alguns jogos voltados, exclusivamente, para as jogatinas online, alguns deles são Dust, Tom Clancy's Ghost Recon Online e Trackmania 2 Canyon. Finalizamos aqui, e vamos para a última apresentação do dia 06/06.

_____________________________________________________________________________




A frente de games da empresa Sony, o Playstation, apresentou inúmeros jogos para os console PS3, sem contar uma novidade que foi anunciada que falaremos já já.

Primeiramente, vamos falar dos jogos para PS3. Foi anunciado um novo jogo da série Unchartted 3: Drake's Deception, e pelo que parece, é o desfecho da série. Apresentou um gameplay, os gráficos muito bonitos, era de se esperar para uma plataforma potente como o PS3. Outros jogos como Twisted Metal, inFamous 2, Resistence, entre outros, fizeram uma pequena apresentação, comparados ao U3:DD.
O grande atrativo da Sony, foi a apresentação do seu mais novo portátil, antes conhecido por Next Generation Portatil (NGP), agora nomeado oficialmente por PSVita. O novo portátil conta com uma tela sensível ao toque, sensibilidade ao toque atrás do próprio PSVita, os botões convencionais do PSP, gráficos belíssimos, agora ele vai ser vendido em dois modelos, o que vem somente com Wi-fi, e o outro, que é mais caro, obviamente, vem com Wi-fi e 3G, entre alguns outros upgrades. O preço dele já foi divulgado. O primeiro modelo custa US$249,00 e o segundo US$299,00. 


Após a apresentação de alguns jogos para o portátil, como o Uncharted, encerramos a participação da Sony no evento, e vamos para o último dia de conferências.


_____________________________________________________________________________




Chegamos ao último dia (07/06) das conferências, fechando com a grande empresa Nintendo. Sabíamos inicialmente, que ela falaria sobre novos jogos para o Nintendo 3DS, e revelaria o grande mistério que foi o Project Café.



Ao começar a conferência, diferente de todas, foi mostrando uma compilação de vídeos da série The Legend of Zelda, tendo uma orquestra para tocar os maiores clássicos dessa série. A intenção foi comemorar os 25 anos de existência dela, sendo bem comemorados mesmo, pois logo ao fim desse vídeo, foi apresentado o novo jogo da série com mais um vídeo, o The Legend of Zelda: Skyward Swords, revelando algumas coisas, pois pouco se sabe ainda sobre ele. O que foi revelado é a existência de uma personagem semelhante a princesa Zelda,  uma nova montaria para o nosso herói, dessa vez, um pássaro. Sobre a história, nada ainda foi revelado, mas esse jogo promete muito. Vale a pena lembrar, que a orquestra, além da comemoração dos 25 anos, foi também pra mostar que SS vai ter todos os seus jogos orquestrados =D.

Após isso, foi a apresentação das franquias que vão sair para o Nintendo 3DS, da lista de jogos mostrada, os que se destacaram, principalmente por ser a primeira apresentação, foram: Super Mario 3D, Mario Kart 3D, Luigi's Mansion 2. Jogos como Kid Icarus Uprising, Star Fox 3D, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Paper Mario 3D já haviam sido apresentados anteriormente, tendo vídeos espalhados pela internet. Os dois três primeiros já tem data para lançamento, sendo no fim do ano, em setembro e semana que vem, respectivamente.

Agora chegou o momento da revelação do Project Café. A partir dessa apresentação, ele passou a se chamar WiiU (Nós/Você). Foi apresentado somente o controle, já que o console, como foi dito, é só onde vai rodar os jogos, o atrativo mesmo é o controle.



Como vemos na imagem acima, ele possui dois Joysticks, um D-Pad, botões A, B, Y, e X, além de quatro gatilhos R e L, botões de home, pause e select, sem contar que ele tem também caixa de som, câmera, entrada USB e SD Card, e o mais visível, uma tela de 6,2". Ele é um verdadeiro monstro de controle. Os relatos dos vídeos encontrados na internet, falam que é um controle confortável de se usar, sem ser muito pesado. Sobre os gráficos desse novo console, vai ser tudo HD! Finalmente a Nintendo aprimorou a questão dos gráficos, não tendo mais desculpas para as Thirdies não produzirem jogos Hardcore para esse console.

Demonstração dos gráficos HD com um vídeo do jogo Zelda

Além disso, o controle poderá ser integrado ao nintendo Wii, não abandonando-o por completo. Será possível jogar com 5 pessoas utilizando o controle do WiiU, aumentando a diversão.

Fazendo um adendo, foi também divulgado a produção da franquia Super Smash Bros, tanto para WiiU, como, pela primeira vez em um portátil, Nintendo 3DS.

_____________________________________________________________________________


Conclusão


Em geral, achei a E3 bem fraca esse ano, podendo mostrar várias novidades, mas acabou ficando mais centrada no WiiU e PSVita. Em comparação com as outras conferencias, a nintendo foi a que se mais destacou com a revelação de algo tão grandioso como o WiiU. Agora é só esperar o lançamento oficial dele em 2012 e ver até onde a criatividade dos desenvolvedores e produtores de games alcançará.

Um comentário:

Douglas Fernandes disse...

Eu diria que a Nintendo foi 65% da E3.
Por ser nintendista fiquei muito feliz pelo destaque que teve. Mas também achei que ela errou na apresentação. Ansioso por novas declarações e videos.

Postar um comentário