sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Guest's Post #4 - Visões do Passado - Maxwel Patric

Bom dia, tarde, noite e madrugada caros leitores. Hoje chegamos com mais um Guest's Post, dessa vez, com nosso amigo de sempre, Maxwel Patric. Moderador de fórum, dono de uma lan house e ainda por cima vocalista e violeiro de uma banda, Max vai nos contar algumas visões que tiveram no passado, seja através de filmes, documentários, sobre o futuro e nos conta o que se tornou realidade de fato ou até mesmo se foi um processo evolutivo para o que encontramos hoje. Sem mais adendos, vamos ao texto:


______________________________________


VISÕES DO PASSADO

Não é de hoje que o ser humano imagina coisas além da compreensão da realidade em que vive, no passado muitos livros de ficção científica descreveram máquinas e instrumentos que só poderiam existir na mente visionária dos escritores dessas obras, mas não é novidade que muitos desses ‘’aparelhos’’ imaginados se tornaram realidade com o crescimento da ciência e descoberta de novas tecnologias. A humanidade ‘’descobriu’’ que muitas dessas visões fantásticas e imaginárias não eram tão inacessíveis quanto parecia, por exemplo Júlio Verne previu a construção de submarinos, máquinas voadoras e até mesmo a viagem do homem à lua. Claro que nem tudo que foi imaginado se tornou realidade, e muita coisa ainda permanece apenas como ficção científica, pois não pode ser criado ou provado cientificamente, exemplo claro disso é o tele-transporte de matéria usado de forma abusiva na série de filmes Jornada nas Estrelas (Star Trek). Essas visões mirabolantes acabam rendendo situações muito interessantes, vamos ver alguns casos de visões ou previsões que se tornaram realidade em vários campos da tecnologia e outras que não passaram de simples devaneios:

Email e comércio online a

O vídeo abaixo, intitulado ‘’1999 AD’’, é um filme de 1967 da Philco que demonstrava como o uso de eletrônicos poderiam mudar a vida dos seres humanos, como por exemplo aparelhos que remetem a TVs de Plasma e fornos de micro-ondas. Mas os mais interessante neste vídeo são as previsões feitas na área de informática no que parece ser um protótipo de e-mail (no vídeo o ator escreve uma carta de próprio punho) e comércio eletrônico.



Sem computadores em casa? r

Dez anos depois do lançamento do vídeo acima, o então presidente da fabricante de mainframes Digital Equipment Corp (DEC), Ken Olson declarou que não haveria razão alguma para que pessoas comuns tivessem computadores pessoais dentro de casa, Olson estava obviamente completamente equivocado.
Só em 2010, os consumidores brasileiros compraram mais de 13,7 milhões de PCs, deixando o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. A estimativa da indústria é de que esse número cresça ainda mais em 2011, atingindo a marca de 36,3 milhões de unidades vendidas.

Jogar video game sem usar as mãos? a

No filme ‘’De volta para o Futuro II’’, Marty Mcfly viaja no tempo e vai parar no ano 2015, e um café ambientado nos anos 80 há uma máquina de Wild Gunman (título da Nintendo) que utiliza um controle em forma de revólver. Aparecem duas crianças e Marty tenta impreesioná-los com sua habilidade no jogo, quando um dos garotos comenta:  “Você tem que usar as mãos para jogar isso? Parece brinquedo de bebê!”.





                Bem antes de 2015 isso se tornou realidade com o Kinect da Microsoft. Embora Nintendo e Sony tenham criado acessórios livres dos fios e com mais liberdade, apenas o acessório da Microsoft quem realizou o feito com o seu ‘’controle’’ livre de controles, confuso??!?!

Cavalos vs. Carros r

“Os cavalos estão aqui para ficar, mas os automóveis são apenas uma novidade, um capricho”. Essa pérola foi proferida em 1903 pelo presidente do banco de Michigan, Horace Rackham, ao aconselhar o advogado de Henry Ford a não investir na Ford Motor Company.
Ainda hoje, a empresa é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo e, aparentemente, está mais fácil ver cavalos em extinção do que o fim dos automóveis.

Carros voadores r

Bem, devemos admitir que os carros vieram para ficar e que o Sr. Horace Rackham era um péssimo conselheiro. Mas se há uma previsão envolvendo automóveis que nunca foi para frente é a que dá conta dos carros voadores. Apesar de aparecerem em diversas peças de ficção, esses veículos nunca se tornaram realidade.
E não foi por falta de tentativa. Em 1973, a empresa AVE produziu protótipos do que viria a ser o Mizar Air-Car. Porém, durante um dos testes a asa direita do veículo entortou, provocando a queda da aeronave e causando a morte de seu inventor, Henry Smolinski, e do piloto que a conduzia.
     Imagens do AVE Mizar, protótipo de carro voador da década de 70 (Fonte da imagem: Curbside Classic)

Aspirador de pó atômico r

Em 1955, o presidente da Lewyt Corp., Alex Lewyt, disse em entrevista ao jornal New York Times que, dentro de dez anos, os aspiradores de pó movido a energia atômica seriam uma realidade. Felizmente, essa previsão não se concretizou. Afinal, ninguém quer ter um acidente nuclear dentro da própria casa, certo?


Lewyt e um dos seus modelos de aspirador de pó, ao fundo (Fonte da imagem: Power Nozzles )
Outros Acertos (ou quase) e Furadas...

rHelicópteros pessoais (1951) - “Este helicóptero pessoal simples, prático e a prova de tolos é grande o suficiente para ser carregado por duas pessoas e pequeno o bastante para aterrissar em seu jardim. Ele não possui um carburador para resfriar ou sistema de ignição para cair ou pegar fogo: em vez disso, um motor a jato eficiente e silencioso mantém os rotores se movendo”. Isso pode ser a realidade de alguns altos executivos de São Paulo, mas essas aeronaves ainda não se tornaram um transporte comum e viável para a população em geral. E continuam bem barulhentos e pesados.
aJornais entregues por fax (1938) - “A entrega de jornais por fac-símile diretamente nas residências pode virar realidade em um futuro próximo. Apenas o aperfeiçoamento de certos detalhes técnicos está impedindo isso, de acordo com experts em rádio. O sistema permitirá a recepção do periódico em uma máquina durante a noite. Equipamentos presentes transmitem e recebem páginas do tamanho de um papel timbrado comum. Na manhã seguinte, o assinante tira as resmas e lê seu jornal”. Não é bem isso, mas o fato é que na década de 1980 e 1990 popularizou-se o aparelho de fax, que foi destronado pela Internet. Hoje, é comum ler edições inteiras de jornais no computador e até mesmo em smartphones e tablets.
rVivendo em movimento (1935) - “Em 20 anos, mais da metade da população dos Estados Unidos estará vivendo em trailers de automóveis”. Há, sim, muitos norte-americanos vivendo nessas casas com rodas, mas o que deveria ser uma previsão de qualidade de vida, para a maioria da população significa poucas condições financeiras para comprar uma casa de alvenaria.
aHome Theater (1944) - “Dê alguns anos aos mágicos da RCA, General Electric e Dumont e eles irão produzir um projetor de televisão que iguala aos filmes de hoje em claridade em uma tela doméstica de 1,8m ou em um telão de cinema de 4,5m x 6m”. O apetite norte-americano pela diversão não chegou a tanto, mas as telas de 40 polegadas já são mais do que comuns nos Estados Unidos, enquanto modelos ainda maiores, de 50 polegadas ou mais, vão se popularizando. Já os projetores de cinema estão se modernizando para rodar filmes digitais e aposentar os velhos rolos de fita, altamente inflamáveis e sujeitos à deterioração. Mas, de fato, foi preciso bem mais do que alguns anos.
rCozinha high-tech (1963) - “Um forno em forma de domo de vidro, um balcão que esquenta panelas por indução de calor sem aquecer a superfície de mármore e um refrigerador com prateleiras rotativas são o futuro da cozinha”. Até onde se sabe, os balcões continuam iguais, apesar de alguns modelos estilo *cooktop* se integrarem ao móvel. Mas, a geladeira e o fogão continuam basicamente no mesmo formato de 50 anos atrás.
aTelevisão que pendura na parede (1954) - “Cientistas da General Electric preveem que sua tela de TV em 1964 seja tão fina que você possa pendurar como um quadro na parede ou montar em uma escrivaninha como um espelho em uma penteadeira”. Sim, sim, isso aconteceu, mas com 45 anos de atraso em relação ao previsto. Os modelos LCD e de plasma, assim como na foto, são bastante finos.
rEntrega de correio com paraquedas (1921) - “Atualmente, a precisão no pouso dos pacotes depende inteiramente da habilidade e mira do piloto. Entretanto, alguns acertos incrivelmente próximos ao alvo estão sendo feitos com um paraquedas de duas velocidades que está sendo desenvolvido na França. Enquanto isso, é bem seguro dizer que essas entregas vão virar a regra no futuro”. Não, não viraram. O sistema visionado é inviável. Além disso, continua sendo mais seguro esperar o avião pousar.
aRelógios de pulso (1968) - “Relógios de pulso do ano 2000 vão ser utilizados mais do que para medir o tempo. Eles serão completos centros de comunicação, contendo aparelhos não só para hora precisa, mas também para comunicação e gravação de voz e visão – eles terão até computadores simples miniaturizados”. Existe sim, um celular em forma de relógio: o LG Watch Phone GD910, vendido no Brasil desde 2009. Ainda assim, a descrição vale para aparelhos pessoais como smartphones, verdadeiros computadores de bolso.
rCarros não emitirão poluentes (1932) - “Nas cidades sem cheiro do futuro, automóveis vão vestir máscaras de gás. Os venenos e fumaças desagradáveis dos veículos movidos a gasolina ou outros derivados de petróleo vão desaparecer”. Bom, habitantes de metrópoles como São Paulo, em 2011, discordam veementemente dessa previsão. No entanto, ainda há a esperança de termos carros elétricos populares nas próximas décadas.
aObservatório lunar (1967) - “Em 1972, um observatório astronômico com rádio telescópio será estabelecido na Lua. Ele vai, sob condições lunares, descobrir coisas que seriam impossíveis de achar pela observação na Terra por conta da gravidade e atmosfera”. Bingo! O telescópio espacial Hubble foi usado extamente com esse objetivo e revolucionou a astronomia. Com ele, foi possível tirar fotos em alta resolução de objetos astronômicos inéditos para a ciência. Atualmente, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) utiliza os observatórios orbitais WISE e Spitzer para capturar a luz infra-vermelha do cosmos, além do Kepler, que detecta a presença gravitacional de exoplanetas. Infelizmente, nenhum deles está na Lua.

FONTES:

Um comentário:

Postar um comentário