sexta-feira, 15 de julho de 2011

Guest's Post #3 - Análise: Resident Evil: Mercenaries 3D - Rodrigo Estevam

Bom dia, boa tarde ou boa noite, hoje seguimos com nosso terceiro guest's post do blog. Temos conosco hoje, Rodrigo Estevam, conhecido por seus textos no blog Nintendo Blast, além de atuar também como Diretor de Pautas e Assessor de Negócios. Convidado algumas vezes para escrever matérias para a revista Nintendo World, agora escreve uma matéria exclusiva para o TQI. Sem mais delongas, vamos ao seu texto =].

Análise: Resident Evil: Mercenaries 3D (Nintendo 3DS)

Quando Resident Evil saía para Playstation, em 1998, os vídeogames recebiam aquela que seria uma das mais consagradas séries de survival horror de todos os tempos. Aclamada pela crítica, a série recebeu duas continuações para PS (RE2 e RE3), uma para PS2 (RE4, além do Code Veronica), e uma para PS3 (RE5). Mas nesse caminho, uma coisa se perdeu: a jogabilidade tradicional. A partir de RE4, o jogo deixou de ser um terror de sobrevivência e ganhou vários elementos que o deixaram muito mais parecido com um jogo de ação. E RE5 só reforçou isso, com uma jogabilidade rápida e com muito mais ênfase na ação desenfreada. O único susto, aqui, era não reconhecer o jogo como sendo um RE tradicional.

Pois bem, com a chegada do 3DS, novo console portátil da Nintendo capaz de exibir gráficos em 3D, veio também a promessa de um Resident Evil que retornaria às suas raízes, que seria um verdadeiro survival horror. Prometeram um jogo que nos faria sentir medo. Esse jogo seria conhecido como Resident Evil: Revelations. Mas não é sobre ele que faleremos aqui.

Uma das graças de Resident Evil 4 era jogar o modo Mercenaries, onde você devia escolher um personagem e um cenário, e ir até lá e derrotar o maior número de Ganados (as criaturas infectadas com o parasita Las Plagas, os equivalentes aos zumbis nesse jogo) dentro do tempo estipulado. Você podia fazer combos, usar itens que lhe dariam mais tempo de jogo e liberar novos personagens. Já em RE5 também era possível jogar esse modo para dois jogadores. E o melhor, era possível jogar em multiplayer local e via internet!

E foi baseado neste modo de jogo que surgiu Resident Evil: The Mercenaries 3D, para Nintendo 3DS. Diferente do seu já citado irmão, RE: Revelations, este título é uma compilação de fases e personagens do modo Mercenaries de RE4 e RE5. Isso mesmo, o jogo consiste apenas em derrotar seus inimigos até o tempo acabar (ou morrer tentando). Mas não pense que isso tira algum brilho do jogo, muito pelo contrário. RE Mercs oferece uma experiência diferente no mundo da franquia de terror da CAPCOM. A graça, aqui, é completar as missões, ganhar medalhas e montar o melhor set de skills e armas para o seu personagem.





Com um ritmo bem rápido e focado na ação, o jogo se desenrola fácil, e com algumas horas de jogo é possível chegar aos créditos. Mas não se deixe enganar: o jogo não acaba aí. Após terminá-lo pela primeira vez, um novo grupo de missões (Missions EX) é liberado. E, acredite, essa missões são bem difícieis.

Contando com a presença de B.O.W.s (Bio Organical Weapons), ganados e majinis (os inimigos de RE5), o jogo se torna viciante ao passo que o jogador busca sempre melhores resultados. Dessa forma, novas skills e medalhas vão sendo liberadas. Sem contar que, assim como em Resident Evil 5, é possível jogar com um amigo via multiplayer local ou com um total desconhecido pela internet. E dessa forma o jogo se torna ainda mais viciante. Outro elemento que aumenta ainda mais o nível de replay é a presença de oito personagens diferentes; estão presentes Chris Redfield, Jill Valentine, Rebecca Chambers, Claire Redfield, HUNK, Barry Burton, Jack Krauser e Albert Wesker. E cada um deles tem uma roupa secreta.



Controlar os personagens é bem simples, e os controles são muito semelhantes aos dos supracitados Resident Evil 4 e 5. A novidade fica por conta da possibilidade de se andar enquanto atira. Quando fazendo este movimento não é possível mudar a direção da mira, mas com um pouco de habilidade é possível mirar, se mover para desviar dos inimigos enquanto atira, parar para mudar a diração da mira e continuar o processo.

Com gráficos que de longe são os melhores do 3DS até agora, Resident Evil: The Mercenaries 3D agrada por ser um jogo despretencioso, porém muito divertido. Apesar de as vozes dos personagens ser um pouco abafada (às vezes é difícil entender o que os inimigos estão dizendo), as músicas e a voz do personagem que fala com o jogador antes de cada missão são bem caprichadas. Pena que não sincronizaram o texto do jogo com as falas deste personagem.

No geral, RE: Mercenaries é um jogo que vale a pena. Seja pra descontrair sozinho ou para se divertir no multiplayer, este é um game capaz de entreter por várias e várias horas. Se tem dúvidas entre comprar ou não este jogo, experimente o modo Mercenaries de RE4 e RE5. Se você se divertir jogando este modo, então Mercenaries 3D foi feito para você (e para mim). E ainda tem a demo de Revelations pra nos deixar babando até o seu lançamento, em 2012.

Resident Evil: The Mercenaries 3D - Nintendo 3DS - Nota Final: 7,5
Gráficos: 9,0 | Sons: 6,0 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 8,0











Um comentário:

Marcelino Lucas disse...

Quero muito esse jogo, desde o anúncio que ele seria lançado. Muito boa sua análise, notas coerentes, conteúdo informativo, conciso, coeso e sem spoiler de matar. Adorei essa matéria.

Postar um comentário